HEBREUS 10 – ESTUDO XXI

HEBREUS 10 - ESTUDO 4I João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Poucas pessoas estudam a Bíblia com profundidade; por esta razão, algumas passagens são mal interpretadas.

Muitos crentes, ao longo dos anos, na ignorância, praticam esse verbo com naturalidade e sinceridade; porém, de modo equivocado. Eles acham que ir à Deus em oração e, simplesmente “confessar”, ou pedir perdão pelo seu pecado, é tudo que este verso nos ensina. Simplesmente fala do seu pecado e sai da presença de Deus crendo que está perdoado. Será que é isso que este verso ensina?

A confissão bíblica é mais séria e profunda do que essa prática religiosa e carnal. Deus não brinca com o pecado; por isso, não podemos banalizar e tratar o pecado com uma simples oração. Veja Mateus 3:6-8.

Vamos entender um pouco mais sobre a palavra = “confessar” ou “confissão”.

O que significa confessar?

Do grego, “homologéō”, confessar significa assentir, concordar, admitir.
Confessar o nosso pecado significa concordar com Deus acerca dele; olhar para o nosso interior corrompido na perspectiva de um Deus Santo e submeter-nos ao padrão da Palavra.

Do grego homologéõ = estar de acordo com, ter a mesma opinião, reconhecer.
1. Aprovar, confirmar por autoridade judicial ou administrativa.
2. Reconhecer oficialmente; reconhecer como legítimo.

Homologéõ é composta por duas palavras gregas:

Homo = o mesmo, semelhante

Logos = dizer, falar

Portanto, esta palavra significa: “dizer a mesma coisa”, “concordar nas declarações”, “consentimento”.

Em I João 1:9, o apóstolo João não está dizendo que a confissão é uma simples oração para que Deus perdoe os pecados. Ele não tem a intenção de dizer que a confissão é apenas abrir a boca e falar do seu pecado. O que ele está querendo dizer aqui é que devemos reconhecer o pecado que cometemos e concordar com Deus que, de fato, nós pecamos. É olhar juntamente com Deus e dizer sinceramente, com o coração arrependido: Deus, eu pequei contra Ti!

Confissão significa colocarmo-nos no mesmo lugar que Deus está, admitindo diante Dele que, o que fizemos é, sem dúvida, um pecado. Confessar não é suplicar por perdão. Confessar é você reconhecer que Deus está dizendo que é pecado e ao mesmo tempo, você mesmo reconhecer e admitir que é o seu pecado. De fato, aquilo é pecado aos olhos de Deus. É preciso encarar o pecado como sendo seu e admitir diante de Deus.

O perdão é liberado para o que confessa com base na obra da cruz e na sua confissão. Confissão é quando Deus diz que eu cometi um pecado e eu, reconheço que, de fato, cometi um pecado diante Dele. Assumo o pecado com arrependimento e declaro que fui eu quem pecou.

Confissão significa que tudo o que Deus considera como pecado, eu também considero pecado. Significa dizer a mesma coisa que Deus diz acerca do meu pecado. Confissão é o nosso reconhecimento e declaração do nosso pecado.

Por meio da confissão verdadeira e sincera, o sangue de Cristo produz o perdão. O sangue só é eficaz ao que confessa. O perdão é pelo sangue e pela confissão. Assim como a água vem por meio do cano, assim também, o perdão vem por meio da confissão.

Quando Deus diz que é pecado, ao confessarmos, estamos concordando com Deus que aquilo que praticamos, de fato, é pecado. É como se estivesse diante do Juiz e dissesse: Senhor Juiz, eu concordo que isto que fiz é contra a lei, concordo que realmente pequei, concordo que sou culpado.

Em I João 1:9, está inclusa a ideia de reconhecer o próprio pecado. Ele reconhece, traz à luz, não mais encobre o pecado, admite que realmente pecou. Ele não nega diante de Deus, não esconde. Ele tem um coração sincero e compungido, está contrito, triste e envergonhado pela prática do pecado. Não suporta mais viver debaixo do pecado e faz sua confissão com arrependimento.

Para estes, Deus é fiel e justo para perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça. Os que confessam deste modo, voltam justificados pelo Juiz de toda a Terra; são perdoados por Deus. A confissão é um sinal de arrependimento e fé. Ao mesmo tempo que deixa o pecado, crê que Deus pode purifica-lo e justifica-lo pelo sangue da cruz.

Provérbios 28:13 – “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.

A confissão está ligada ao pecado e também à Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Vamos ler as seguintes passagens: Lucas 12:8-9; Romanos 10:9; Filipenses 2:11; Hebreus 13:15; I João 2:23; I João 4:15.

A confissão tem a sua antítese – é a negação. No grego é a palavra = “arneomai”. Ela está ligada com a apostasia. Em se tratando do Senhor, há apenas dois caminhos: a confissão ou a negação. Estas duas estão ligadas com o julgamento final (Mateus 12:36-37; Apocalipse 3:5; Marcos 8:38). Neste contexto, confissão não é apenas verbal; ela inclui o modo de vida que levamos. Aquele que confessa, vive em Cristo; aquele que nega, vive sem Cristo. Podemos não negar Cristo com os lábios; porém, podemos negá-Lo com o nosso modo de vida. Para aqueles que negam à Cristo, no Dia do Juízo, terão que ouvir as palavras de Mateus 7:23 – “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”.

Alguns confessaram publicamente a Jesus Cristo. Pedro em Mateus 16:16; Natanael em João 1:49; Pedro em João 6:69; Marta em João 11:27; Tomé em João 20:28; o Eunuco em Atos 8:37.

Confessemos sim, os nossos pecados e, confessemos também, com toda a alegria e convicção, a Jesus Cristo, como nosso amado Senhor.

À Jesus Cristo, nosso Senhor, toda a honra e glória para sempre.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 01 de Junho de 2016.

Anúncios

Um pensamento sobre “HEBREUS 10 – ESTUDO XXI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s