HEBREUS 11 – ESTUDO I

p19d8uj8r8gup1fnv95ascoqb63Hebreus 11:1-3 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”.

O que é a fé? Muitos a querem; porém, poucos a tem. Muitos acreditam nela; porém, poucos vivem por ela. Poucos dão muito valor à ela e muitos a subestimam. Muitos podem defini-la teoricamente, poucos vivencia-a. Alguns se vangloriam quando alcançam uma vitória; muitos vivem prostrados pela falta dela.

Uma palavra tão pequena; porém de grande valor e poder. Mateus 21:21 – “Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá”.

Uma palavra tão pouco ventilada em nossos dias; porém, tão proclamada nos tempos de Jesus. Uma palavra lembrada em tempo de dificuldades e desespero; porém, tão desprezada quando tudo vai bem.

Uma palavra de extrema importância e totalmente crucial para a nossa salvação eterna. Efésios 2:8 – “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.

Uma pequenina palavra; porém, acompanhada de uma forte ênfase condicional. João 11:40 – “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”.

O apóstolo Pedro, homem ousado e aparentemente, cheio de fé, teve a ousadia de pedir ao Senhor para que pudesse andar sobre as águas. Muitos, como Pedro, aparentam ser cheios de fé; porém, quando a prova chega, manifesta-se a verdade a respeito dela. Pedro mostrou-se fraco na fé e foi repreendido pelo Senhor. Mateus 14:27-33. No verso 31 o Senhor disse: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?”.

Uma palavra tão pouco pregada; porém, requerida aos discípulos. Após a ressurreição, o Senhor aparece segunda vez aos discípulos e se dirige à Tomé. João 20:27 – “E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”.

Fé, uma atitude que impressiona o Senhor: Mateus 8:10 – “Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta”.

Ela é capaz de comover o Senhor: Mateus 9:2 – “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tende bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados”.

Possibilita tocar no Senhor: Mateus 9:20-22 – “E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou a orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã”.

Poderosa para abrir os olhos aos cegos: Mateus 9:28-29 – “Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isto? Responderam-lhe: Sim, Senhor! Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-vos conforme a vossa fé”.

Tão imprescindível; porém, sua falta causa preocupação ao Senhor: Lucas 18:8 – “Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?”.

Muitos crentes acham que tem fé e creem em sua própria fé. Eles tem fé na fé. Quando Deus, em Sua graça e misericórdia supre uma necessidade material, logo dizem que foi pela fé. Quando um crente vive no aperto, desempregado, logo diz que está vivendo pela fé. Mas, fé bíblica seria isto, como os evangélicos pregam?

A fé Bíblica é a fé na Pessoa, Palavra e Obra da cruz do Senhor Jesus. Quando o próprio Senhor nos concede fé para Nele crer, isto resulta em nossa salvação. O homem, por si só, não tem nada para salvar a si mesmo. A grande verdade é que a nossa única contribuição para a nossa salvação foi o nosso próprio pecado. De resto, tudo fez o Senhor Jesus.

Efésios 2:1 diz que “estávamos mortos em nossos delitos e pecados”. Como um morto pode produzir fé por si mesmo? A fé é um dom, um presente de Deus, a um pecador morto no pecado. Efésios 2:8 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. O próprio Deus nos concedeu fé para crermos no Filho a fim de sermos justificados. Romanos 4:24-5:1 – “mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Foi o próprio Deus que nos deu fé para crermos no Cristo crucificado e ressurreto a fim que pudéssemos, por Ele, sermos justificados diante Dele. Somos justificados pela fé no Cristo crucificado. Romanos 3:28 – “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”.

Romanos 3:22-26 – “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, [para todos e sobre todos] os que creem; porque não há distinção. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”.

Quanta graça de Deus. Tudo fez Jesus por nós! Ele, verdadeiramente, é o Salvador do mundo. A própria fé que nos foi dada para Nele crermos, foi dada por Ele próprio. Vivemos pela fé do Filho de Deus, como o apóstolo afirma em Gálatas 2:20. Jesus Cristo é o dom de Deus, é a fé que salva.

Realmente Romanos 11:36 é pura verdade: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.

A fé do Filho de Deus é de extremo valor, pois, sem ela, não tem como vivermos. Somos gratos à Deus pela fé do Senhor Jesus que nos salvou, nos justificou e nos faz viver em paz com Deus. Louvado seja o Senhor!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 15 de Junho de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s