HEBREUS 11 – ESTUDO II

Bible text - Hebrew script

Bible text – Hebrew script

Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”.

Vimos no estudo anterior que a fé é algo que ressalta aos olhos do Senhor Jesus. Ele vê a fé das pessoas. A fé é algo que toca o Senhor; certamente a pessoa de fé não passará desapercebida perante os olhos do Senhor. O homem tem o costume de ver o exterior, à primeira vista; porém, penso que o Senhor olha primeiramente a fé.

Marcos 2:1-5. Que cena inusitada. Enquanto pregava a Palavra em Cafarnaum, rodeado por uma multidão; eis que alguns homens abrem o eirado e baixa um paralítico em um leito. Certamente todos viram o paralítico e seus quatro amigos de fé. Porém, o Senhor, viu a fé deles. Verso 5 – Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados”. O Senhor viu a fé deles e não o buraco no telhado.

A fé é algo de capital importância no reino de Deus. Certamente tem movido a mão de Deus em muitas ocasiões desesperadora na vida de muitos irmãos espalhados pela face da Terra. Muitas lindas histórias tem sido contada através dos séculos.

Lembro-me que cerca de quarenta anos atrás, uma criança, ao ouvir a história de Jesus ressuscitando Lázaro, lembrou-se de Jesus quando, em um certo dia, encontrou seu pintinho morto no quintal. Ajoelhou-se e com uma fé singela e sincera orou à Jesus pedindo para ressuscitar sua pequena ave. O Senhor a ouviu e a avezinha voltou à vida. Hebreus 11:35 diz que mulheres, pela fé, receberam pela ressurreição, os seus mortos. A fé opera coisas incríveis.

Precisamos desejá-la e exercitá-la. Alguma vez você já pediu ao Senhor mais fé? Os discípulos fizeram isto: Lucas 17:5 – “Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé”. Certamente, quem anda com o Senhor, precisará de fé. O cristão anda pela fé: II Coríntios 5:7 – “visto que andamos por fé e não pelo que vemos”.

Não se anda pela fé vendo. Se vê não é fé; pois, a fé é a convicção de fatos que se não veem.

A fé é a certeza de coisas que se esperam. Este primeiro verso é o que se chama de fé definida e, os demais versos, de fé ilustrada. Na definição da fé vemos que um elemento em destaque é a invisibilidade. Aquilo que não chegou ainda, no momento, está invisível.

Temos cinco sentidos em nosso corpo físico e, através delas, podemos ter a percepção das coisas. A fé; porém, é um sentido não físico, não biológico. Ela se move no invisível, não no tato ou visão ou audição. A fé trata com aquilo que ainda não aconteceu ainda, o que ainda não foi alcançado.

Por exemplo, as Escrituras dizem que teremos um corpo glorificado no céu. Eu ainda não vi e nem recebi este corpo. Não sei ao certo como ele é; porém, se Deus diz isso, ainda que eu não tenha hoje e nem mesmo possa visualizá-lo, eu creio. Isto é fé! Outro exemplo: A Bíblia fala que o sangue de Cristo me justifica diante de Deus. Eu nada fiz, nada senti, nada vi; porém, se Deus diz, eu creio em Sua Palavra: isto é fé! Não vejo, não sinto; porém, simplesmente creio na Palavra de Deus. A Palavra me faz andar nos trilhos da fé. Quanto mais a recebemos, mais podemos fluir na fé. A fé provém dela. Romanos 10:17 – “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”.

Muitos crentes não dão valor às pregações da Palavra de Cristo; porém, elas são essenciais para o desenvolvimento da nossa fé. Sem a Palavra, certamente estaríamos sem fé. O mundo não tem fé, eles apenas acreditam superficialmente em algumas coisas; isto não é fé. Eles não se importam com a Palavra de Deus; por isso, não tem fé.

Que linda e sábia definição de fé Hebreus 11:1 nos traz: “A fé é a certeza de coisas que se esperam”. Não recebemos ainda; porém, cremos que, em breve, receberemos. Cristo não veio ainda; porém, cremos que, em breve, Ele virá. Por isso, O aguardamos.

A fé não se importa com o estado atual; ela vê o invisível. O coração daquele que tem fé não está no visível e, sim, no Invisível. Hebreus 11:27 – Moisés – “pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível”. Segundo este verso, duas coisas estão presentes na pessoa de fé. Primeira, ela não se amedronta; segunda, permanece firme. Quem lhe dá essa segurança? O Invisível Jesus Cristo.

A pessoa de fé não se abate, não fica prostrada e desanimada, pelo contrário, ainda que não tenha recebido ainda, há uma “CERTEZA” de que o que se espera, virá. Certamente virá! Aquele que tem fé regozija-se no Senhor e Suas promessas. Ele tem um antegozo que os incrédulos não podem entender.

A fé é a certeza, não há espaço para dúvidas e incertezas. A fé não se mistura com o medo e a insegurança. Aquele que vive pela fé, descansa nas promessa do Fiel.

A palavra certeza traz a ideia de segurança, garantia, uma prova, um documento, um atestado legal, aquilo que traz a evidência de propriedade. Não tem erro, não tem como errar. Acho que a tradução para o português ou para os homens em geral está superficial. Ela é muito mais pesada e profunda. Será mais compreendida à medida que vamos crescendo na fé.

Quando a definição da palavra fé é muito confusa, isto prova que não temos vivido pela fé, que não temos fé. Aquele que vive pela fé nem precisa de uma definição escrita; ele vive com alegria, esperança e plena certeza.

No grego é a palavra “pistis” e significa a confiança que depositamos em Deus. Essa palavra se originou quando duas partes faziam um acordo e a conduta deles honrava o acordo. A ideia central era a credibilidade. Mais tarde é que a palavra fé, começou a ser usada na religião.

No Novo Testamento, ela era a marca especial da pregação apostólica nas igrejas cristãs. Fé na Pessoa, Obra e Palavra do Senhor Jesus tornou-se central no cristianismo.

Encontramos alguns aspectos no Novo Testamento: fraco ou débil na fé – Romanos 14:1 – “Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões”. Paulo fala também do crescimento da fé em II Coríntios 10:15 – “não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação”.

A definição de fé em Hebreus tem como pano de fundo o cristianismo do primeiro século. Cristãos sendo perseguidos, aprisionados e mortos. Vivendo em pobreza e humilhação, remando contra a correnteza, isto é, o judaísmo. Foi neste contexto onde alguns queriam apostatar da fé em Jesus Cristo que esta definição foi dada.

Nada vendo, nada tendo, nada recebendo, nada sentindo. Foi aí que brotou a fé genuína. O Senhor havia prometido que voltaria. João 14:1-3 – “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”. Neste contexto, o Senhor estava para ser traído e morto. Atmosfera de incertezas, insegurança invadiam o coração dos discípulos. Neste momento, o Amado Senhor faz esta maravilhosa promessa: EU VOLTAREI!

Hebreus 11 também era um tempo difícil. Havia medo, insegurança, desânimo e vontade de voltar à antiga religião. Tudo seria mais fácil, mais cômodo e mais tranquilo. Então, o escritor de Hebreus faz lembrar da promessa do Senhor: EU VOLTAREI.

Fé é a certeza de coisas que se esperam. Fé é a certeza de que em breve Cristo voltará. Como está a tua fé hoje em relação a esta promessa? Há uma tensão entre o “já” e o “ainda não”. Deus já fez, já prometeu; porém, ainda não aconteceu. Por esta razão, precisamos de fé. Somente a fé nos faz descansar até que o “ainda não” chegue. Fé é a certeza de que o “ainda não” virá.

Não podemos ter uma fé fraca ou débil enquanto esperamos. Lembremos das palavras de Hebreus 10:37-38 – “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará”; todavia, o meu justo viverá pela fé”.

Cristão é aquele que tem fé enquanto espera, pois sabe que, certamente, Aquele que vem, virá. Apocalipse 22:20 – “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora Amém! Vem, Senhor Jesus!

FÉ É ESPERAR A VOLTA DO SENHOR JESUS

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós.

Maringá, 29 de Junho de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s