HEBREUS 11 – ESTUDO IV

Holy Bible on wooden table

Holy Bible on wooden table

Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”.

Nesta pequena definição, o autor não tinha a intenção de definir a fé de modo esmiuçado e exaustivo. É uma definição bem simplória do que realmente é a fé. Porém, fez questão de colocar dois pontos principais para definir esta preciosa palavra. O primeiro aspecto é o aspecto futurístico e o segundo, o aspecto da invisibilidade.

A fé, diz o escritor, tem certeza quanto ao futuro cumprimento das promessas de Deus. Deus deseja que creiamos e esperemos em Sua Palavra. Algumas de Suas promessas ainda não foram cumpridas; porém, é preciso que se creia que elas serão cumpridas brevemente. A fé na Palavra de Deus é essencial para a nossa vida cristã. Fé é esperar confiantemente.

Atentar, conhecer, reter e relembrar Suas promessas fazem parte da vida cristã. É preciso caminhar em fé nas Escrituras. A fé está intimamente ligada com a Palavra de Deus. Ela atenta, crê e espera na fiel Palavra de Deus.

Precisamos entender este ponto fundamental da nossa vida, isto é, atentar e crer na Palavra. Muitos fracassam na vida cristã porque negligenciam a Palavra de Deus. O povo de Israel fracassou porque não guardou a Palavra de Deus. As igrejas hoje estão falhando pela falta de fé nas Escrituras Sagradas.

Para o verdadeiro crente, crer nas Escrituras é o mesmo que crer no próprio Senhor Jesus. Deus se move e se revela através das Escrituras. A fé está ligada à Escritura Sagrada (Romanos 10:17). A Bíblia é o caminho que Deus instituiu para andarmos pela fé. Esperar em suas promessas é verdadeira fé.

Os homens de fé se moveram na Palavra de Deus. Vemos em Genesis 12 Deus dizendo à Abraão para sair da sua terra e parentela para uma terra que Deus ainda lhe mostraria. No verso 4 diz que Abraão partiu, como o Senhor havia ordenado. Ele foi guiado Palavra de Deus. Não havia mapas, bússolas, GPS e nem mesmo um destino certo. Tudo que ele tinha era a Palavra de Deus. Ele partiu pela fé, peregrinou sem saber para onde ia, simplesmente deixou-se guiar pela fé. Foram muitos anos andando por terras estranhas. Hebreus 11:8-9 – “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa”.

Noé é outro exemplo. Ele nunca antes tinha visto uma chuva, muito menos um dilúvio. E, quando Deus disse que iria haver um dilúvio, ele creu na Palavra de Deus e aparelhou a arca. Não havia exemplo, não havia evidências, não havia razão suficiente, não havia lógica. Havia apenas a Palavra de Deus. Para a fé, a Palavra de Deus basta. As circunstâncias eram desfavoráveis. Todos zombavam, demorou-se anos e anos, e depois que entraram, ainda demorou mais sete dias. Imagina o fedor, a bagunça e nada de chuva. Mas Noé creu na Palavra de Deus e esperou com convicção, isto é fé. Hebreus 11:7 – “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”.

Quando leio estes exemplos de fé, fico envergonhado. Meus olhos se enchem porque vejo como é maravilhoso viver pela fé na Palavra de Deus. A nossa salvação se concretiza pela fé na Palavra. Estes homens não foram colocados na galeria dos super-heróis porque fizeram coisas grandiosas. Simplesmente são colocados na galeria da fé. O mundo não dá importância para os da fé; porém, são preciosos aos olhos de Deus. Deus se agradou deles. Hebreus 11:6 – “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Todos os que creram na Palavra, viram que ela realmente funciona. Em Lucas 17 vemos dez leprosos que ouviram a Palavra do Senhor Jesus dizendo: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes”. Aqueles homens não tinham razão para ir aos sacerdotes, pois seriam condenados, com certeza! Não havia evidências físicas e concretas, não havia lógica e sensatez, não havia nada senão a Palavra do Senhor Jesus. Estes leprosos tinham duas opções: ir pela fé ou continuar leproso pela incredulidade. Eles creram sem nada ver; simplesmente creram na Palavra do Senhor Jesus. A Bíblia diz: “Aconteceu que, indo eles, foram purificados”. A fé na Palavra do Senhor opera maravilhas. A fé na Palavra funciona.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”.

O segundo aspecto da fé é a invisibilidade. O cristão verdadeiro crê no Deus invisível. O Deus da Bíblia é Invisível. I Timóteo 6:16 – “o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!”. Colossenses 1:15 – “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. I Timóteo 1:17 – “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”.

A fé se move no invisível. Isto é incrível! Pela fé é possível ver o Invisível. Jó 42:5 – “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem”. O apóstolo Paulo viu Jesus: “Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor?”. (I Coríntios 9:1). Moisés viu o Senhor: “Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível” (Hebreus 11:27).

Pela fé, eis aqui a explicação para se ver o Invisível. Estes homens tiveram fé; por isso, Hebreus 11:2 diz: “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho”. Quem crê no Deus invisível dá bom testemunho de fé.

A fé é a convicção de fatos que se não veem. A palavra convicção traz a ideia de “realidade”. Pela fé pode-se ver a realidade, o Real do Invisível ou o Invisível Real. A fé é espetacular; pois, traz aquilo que não se vê e o torna real. Por isso, ainda que não tenha recebido, os da fé continuam firme, pois para eles, tudo é realidade. A fé descansa no Real Jesus Cristo. Ele é Realidade!

Fé é crer na Palavra do Deus Invisível.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 13 de Julho de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s