HEBREUS 11 – ESTUDO VII

holy-bibleA fé no Deus vivo é fundamental para o homem. O homem sempre esteve no engano de que é um deus; sempre buscou ser deus em seu próprio meio. Que engano terrível! O diabo colocou isso nos nossos primeiros pais: Gênesis 3:5 – “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”.

A fé cura essa enfermidade chamada “teomania”. Quando cremos e conhecemos o Grande e Único Deus, vemos claramente que não somos nada; apenas uma simples criatura. Vemos a total diferença entre nós e o Criador. Começamos a adorá-Lo e a glorifica-Lo como o nosso maravilhoso Deus Eterno.

A fé tira o foco do falso deus e focaliza o único e verdadeiro. Crer em Deus abre os nossos olhos e nos tira das sutis ciladas do diabo. A fé nos protege; ela é um verdadeiro escudo. Efésios 6:16 – “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”.

A fé nos livra de nós mesmos e nos faz experimentar a alegria de confiar em Deus somente. Salmo 84:12 – “Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia”. O verdadeiro cristão confia em Deus e não na carne. Filipenses 3:3 – “Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne”.

Temos visto até agora a fé de Abel e de Enoque. A fé deles fê-los ver o Deus invisível. Deus se tornou Real para eles a ponto de Abel se aproximar com uma oferta; a ponto de Enoque andar com Ele. Deus era tão real para eles. A impressão é que a fé abriu a visão espiritual para poderem enxergar Deus quando à volta não havia ninguém mais vendo Deus.

Não havia igrejas cheias de pessoas adorando a Deus; não havia parentes crentes, não havia pregadores, não havia a Bíblia. No entanto, Abel e Enoque creram em Deus e foram justificados. Eles, que se aproximaram de Deus, creram que Deus existe e que galardoa aqueles que O buscam. Hebreus 11:6 – “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Abel e Enoque são exemplo de que, pela fé, é possível se aproximar e até mesmo agradar a Deus. A Bíblia não fala nada de Enoque oferendo algo à Deus. Apenas, pela fé, andou com Deus.

Quanto à Abel, o que é um animalzinho para Deus? O próprio animal já era de Deus. Salmo 50:10-12 – “Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas. Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que pululam pelo campo. Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém”.

Na realidade, foi a fé de Abel que fez toda a diferença. Não vemos a fé de Caim. Se Caim tivesse a mesma fé de Abel, Deus certamente falaria da fé de Caim. Caim é exemplo de pessoas que querem aproximar-se de Deus sem fé. Certamente não serão aceitos como aconteceu com Caim.

Por outro lado, Abel e Enoque são exemplos de que podemos nos aproximar de Deus simplesmente pela fé. Enoque nos ensina que o Deus invisível é o Supremo e Soberano a quem devemos agradar acima de tudo. Enoque se convenceu da real presença de Deus e entendeu que aquele que tem fé tem uma coisa a fazer: andar com Deus. Nada é mais importante do que ter comunhão com Deus. É assim que a pessoa de fé comporta e age; ela anda com Deus.

Enoque nos ensina que, aquele que crê em Deus, anda com Deus.

Vamos para a terceira arte da galeria de Hebreus 11: Noé.

Hebreus 11:7 – “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”.

Noé, nome hebraico que significa: repouso ou consolo. Enoque, também um nome hebraico, significa: dedicado. Abel significa sopro ou filho.

Deus resume a história de Noé em um verso. Gênesis 6:9 – “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”. Que linda história! A Bíblia relata que em sua época, o mundo estava totalmente corrompido e cheio de violência. Gênesis 6:11-12 – “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra”.

Noé ensina que não precisamos seguir a maioria. Muitos governantes talvez pensem: Todos os políticos são corruptos; porque eu não posso roubar também? Muitos homens pensam: todo mundo é malandro, trai a esposa e vê pornografia; então porque eu também não posso? Talvez muitas mulheres pensem: as outras mentem e quem não mente? Porque não posso contar uma mentirinha também? Os jovens pensam: todo mundo faz e se eu não fizer, vão gozar da minha cara. Esta é a sociedade corrompida que não devemos seguir. Noé nos ensina que não precisamos ser “Maria vai com as outras”.

Mas Noé nos ensina que, ainda que todos venham a pecar, podemos ser justos e íntegros diante de Deus. Noé é exemplo de verdadeiro cristão em nossos dias. Vemos corrupção em todos os lugares; porém, podemos continuar vivendo em temor e santidade perante Deus.

Noé creu em Deus, ainda que tudo parecia dizer o contrário. Mesmo diante de zombarias, ele continuou crendo em Deus. A fé o levou à obediência e a obediência o levou à salvação. A fé de Noé não precisava de evidências físicas e concretas. Nunca havia chovido antes, ele nem sabia o que era um dilúvio. Porém, creu na Palavra de Deus. A fé nos faz ver o Deus Real e saber que Sua Palavra é viva e eficaz.

Em Hebreus 11:7 vemos que Noé não só tinha fé em Deus como também era temente a Deus. Podemos ver em Gênesis que Noé obedeceu à Deus em tudo. Noé nos ensina que a fé e o temor do Senhor andam juntos e o fruto disso tudo é a total obediência à Deus.

Noé também é um ensino vivo de que aquele que crê, persevera. Ele gastou cerca de 100 anos só para construir a arca. Sua fé em Deus perdurou por mais de cem anos. Mesmo sem ver, sem sentir, sem exemplos, sem incentivos dos outros, ele continuou construindo a arca. Ele não parou de trabalhar, de crer, de esperar em Deus. Isto é fé.

Noé nos faz lembrar da exortação que está no final do capítulo 10 de Hebreus: versos 35-39 – “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”.

Noé creu e perseverou.

Gênesis 6:8 – “Porém Noé achou graça diante do Senhor”.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 03 de Agosto de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s