HEBREUS 11 – ESTUDO VIII

praying-hands-over-bibleHebreus 11:7 – “Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”.

Deus viu a integridade, a reverência e o amor de Noé. Mas viu também sua fé. Um homem que reverentemente ouvia Deus. Deus encontrou um homem a quem podia instruir. Temos tido um coração ensinável? Temos prontidão para ouvir Deus? Temos recebido as instruções de Deus? Temos ouvido com reverência a Palavra de Deus?  A Palavra de Deus é preciosa para nós? Noé nos ensina que ouvir e ser instruído por Deus pode salvar a nós e à nossa família. João 5:24 – “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

João 6:45 – “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, este vem a mim”.

Noé era temente a Deus. Ele tinha um temor reverente. Ele tinha um temor piedoso, um coração que cria, respeitava, reverenciava a Deus. Não era um crente nominal, de aparência. Sua fé em Deus era real, sólida e viva. Sua vida revelava esse temor à Deus através de sua total obediência. Gênesis 6:22 – “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara”. Gênesis 7:5 – “E tudo fez Noé, segundo o Senhor lhe ordenara”.

Noé é um tipo de Jesus. O Senhor era cheio de temor e reverência; Ele guardava os mandamentos e obedecia ao Pai em tudo. João 4:34 – “Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”. João 5:30 – “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou”.

João 8:29 – “E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”.

Noé é um exemplo de cristão porque se parece com o Senhor Jesus.

Sabemos que Noé gastou cerca de 100 anos para construir a arca. Nesse tempo, enquanto construía pouco a pouco, Noé demonstrava sua fé em Deus. Talvez alguns tenha perguntado o porquê da construção daquela arca. Provavelmente Noé tenha respondido que foi porque Deus o instruíra para tal. Noé testemunha de sua fé na Palavra e Pessoa de Deus. A construção da arca foi um verdadeiro sermão; talvez o mais longo sermão da história do homem. Seus contemporâneos poderiam se arrepender e vir a crer como ele; porém, não se arrependeram e nem creram. Por longos anos Noé pregou sua fé em Deus; porém esta pregação foi rejeitada e a fé foi resistida e rejeitada. Por isso, as pessoas de sua época foram condenadas. Noé, no entanto, se tornou herdeiro da justiça que vem pela fé.

Herdeiro da justiça que vem pela fé – que expressão bíblica fantástica! As Escrituras deixam claro que a fé e a justiça de Deus está ligada intimamente. Romanos 4:13 – “Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé”.

Essa fé está no Senhor Jesus. Romanos 3:22 – “justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção”. Leia Gálatas 2:16.

Muitos ligam Noé à arca; porém, a arca não é a coisa mais importante na vida de Noé. A arca é apenas uma consequência de sua fé no Senhor. Certamente, para Noé, a coisa mais importante, o fato onde ele mais se alegrou está em sua justificação perante Deus. Todos os homens salvos dirão a mesma coisa. Não é o que fez ou o que obteve e, sim, o maravilhoso fato de terem sido justificados. De uma feita, o Senhor disse aos discípulos: não se alegrem porque vocês tiveram a incrível experiência de expulsar demônios; alegrem-se pelo fato de terem seus nomes arrolados nos céus (Lucas 10:20).

Noé foi justificado por Deus pela fé. Todos quantos creram no Senhor foram justificados pela fé. O apóstolo Paulo tinha plena consciência que não era por obras; mas pela fé apenas. Filipenses 3:9 – “e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé”.

A FÉ NO SENHOR JESUS PRODUZ A NOSSA JUSTIFICAÇÃO

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 10 de Agosto de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s