FORA DA CASINHA

32fffd25ca66f56008fa7a4afaa76e89Somos considerados como ovelhas; um animal que necessita ser guiado, pois por si mesma, pode tomar rumos errados. Se alguém não nos ensinar, corrigir e nos ajudar a ver a direção correta, somos capazes de seguir erradamente até o fim. Esta direção errada certamente levará à frustração, derrotas e até mesmo à morte. Provérbios 14:12 – “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”. Provérbios 16:25 – “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”. Precisamos pedir a Deus para nos guiar no caminho certo; como fez o rei Davi. Salmo 139:23-24 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Davi queria ser guiado por Deus sempre. Salmo 143:10 – “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano”. No Salmo 23 ele diz que o Senhor o guia pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Você coloca sua esperança nas pessoas? Valoriza as pessoas ao ponto delas determinarem sua vida? Confia nelas cegamente? Você já disse para alguém: eu boto fé em ti! Cuidado! Veja Jeremias 17:5 – “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor”.

Não confie em sua própria força. Você coloca sua confiança em você mesmo? Você se acha capaz? Sua atitude revela que tem confiança em si mesmo? As Escrituras nos ensinam a não confiar em nós mesmos. Provérbios 3:5-8 – “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos”. A Bíblia nos ensina a confiar somente no Senhor. Nossa fé precisa estar no Senhor Jesus Cristo.

Somente a cruz nos possibilita sair de nós e nos apoiarmos inteiramente no Senhor Jesus. À medida que vamos conhecendo a nós mesmos e, ao mesmo tempo, o Senhor Jesus, nossa confiança em nós vai diminuindo e a confiança no Senhor vai aumentando. Certamente, aquele que confia em si está fora da casinha.

As Escrituras nos exortam: Salmo 118:8-9; 112:7; 40:4; 84:12; 31:14; 20:7-8; 9:10; 125:1-2; Isaías 26:4.

Faça tudo que Deus designa. Faça Nele, com Ele e para Ele. Jamais se sinta o dono da situação; seja humilde e reconheça a graça de Deus em tudo. Confie em Deus. Salmo 31:1. Tudo que fazemos sem Cristo já delata que estamos fora da casinha.

Não esqueça que tudo vem Dele e é Dele. Se algo bom acontecer, não se esqueça de agradecê-Lo. Exaltar a si mesmo? Jamais! I Coríntios 4:7 – “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?”. O que se gloria em si está fora da casinha.

Não confie em sua própria sabedoria. Jeremias 9:23-24 – “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”.

Confie apenas na graça do Senhor Jesus. Salmo 13:5 – “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação”. Tudo é pela graça do Senhor.

É preciso permanecer humilde em Cristo. Tiago 4:6 – “Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Não esqueçamos que tudo vem Dele, não é de nós mesmos. II Coríntios 3:5 – “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”.

Na realidade, quando vamos bem em uma prova, ou quando acertamos o alvo ou quando damos uma bola dentro; tudo foi pela graça de Deus. Qualquer coisa boa veio pela graça de Deus; portanto, a glória é Dele. Tiago 1:16-17 – “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

Não confie em sua sabedoria; confie na verdadeira Sabedoria, Cristo Jesus. O Livro de Provérbios O proclama como a Sabedoria. Jesus Cristo torna-se nossa Sabedoria. I Coríntios 1:30 – “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”.

Quem conhece o Senhor Jesus acha a vida. Provérbios 8:35 – “Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do Senhor”. Quem confia em sua própria sabedoria está fora da casinha.

Não confie nas suas posses. Elas não te fazem melhor e nem superior. Elas não podem te salvar. Todo avarento é escravo do dinheiro, é um idólatra. Colossenses 3:5 – “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria. Este não pode servir a Deus. Mateus 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a deus e às riquezas”. I Timóteo 6:17 – “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento”.

Salmo 44:6-8 – “Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva. Pois tu nos salvaste dos nossos inimigos e cobriste de vergonha os que nos odeiam. Em Deus, nos temos gloriado continuamente e para sempre louvaremos o teu nome”.

Não se gabe de sua estatura alta ou de sua beleza física, pois o homem pode ser desfigurado a qualquer hora. Um acidente ou uma enfermidade pode acabar com a beleza física. A idade certamente se encarregará de eliminar a beleza física. Gabar-se no próprio corpo ou aparência é gabar-se de algo que em breve definhará. Uma pessoa vaidosa está fora da casinha.

É preciso saber que o corpo foi dado por Deus para a Sua habitação. Por isso, deve ser conservado santo. I Coríntios 6:13 – “Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo”. Versos de 18-20 – “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmo? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”.

Não se gabe em seus talentos ou dons que Deus lhe deu. Os artistas e os jogadores costumam roubar a glória de Deus. O mundo os coloca como ídolos e jamais revelam a verdade de que tudo veio do Senhor e é para a glória do Senhor. Feliz do artista e jogador que é cristão e vive para a glória de Deus. Romanos 14:6-9 – “Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para este fim que Cristo morreu e ressurgiu: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos”. Aquele que se gloria em si mesmo está fora da casinha.

Não se julgue melhor do que os outros. Romanos 12:3 – “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre0 vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Romanos 12:16 – “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos”.

Romanos 14:13 – “Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão”. Aquele que se sente o cara e fala mal dos outros está fora da casinha.

Cuidado com a língua! A maioria dos tagarelas estão fora da casinha. Suas palavras jamais devem ser ditas para destruir alguém. Efésios 4:29 – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”. Suas palavras devem ser boas. Colossenses 4:6 – “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”.

A Bíblia nos alerta quanto à língua. Tiago 3:6 – “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”. Olha o verso 8 – “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero”. Cuidado para não sair da casinha por causa da sua língua.

Fora da casinha é estar em pecado. Não crer em Cristo também é estar fora da casinha.

A solução está em uma vida de cruz. A cruz elimina o vilão que nos faz viver fora de Cristo. Esse vilão se chama: ego ou eu mesmo. Ele precisa estar crucificado para que vivamos em Cristo Jesus.

Somente aquele que vive em Cristo está dentro da casinha. Viva em Cristo, permaneça em Cristo. Em breve comprovará que realmente esteve na casinha.

Nele temos a redenção, a remissão de pecados. Nele estamos salvos. Viva em Cristo, viva para Cristo.

 

JESUS CRISTO É O SEGREDO PARA NÃO ESTAR FORA DA CASINHA.

Permaneça em Cristo e verás como é bom e seguro estar dentro da casinha.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 20 de Agosto de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s