HEBREUS 11 – ESTUDO IX

Abraão – 1

praying-hands-with-bibleHebreus 11:8-10 – “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador”.

Abraão ocupa um lugar importante no plano de redenção de Deus. Os três primeiros personagens vistos até agora, Abel, Enoque e Noé, sem dúvidas, foram homens de fé; porém, não foram usados para a salvação do homem do pecado. Deus começou com Abraão o seu plano de redenção do pecado. Abraão foi o pai da fé, o pai da nação judaica. Abraão é usado como o primeiro na linha da redenção. O Novo Testamento começa com ele: Mateus 1:1-2 – “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos”. Com Abraão começa a linhagem da bênção e fé.

Deus coloca Abraão como o primeiro da fila para a família bendita e salva dos pecados e da maldição. Deus coloca Abraão como o pai e o primeiro da nação judaica. Deus usa também Isaque e Jacó para a formação da nação judaica; mas começa com Abraão.

Quando Deus foi chamar Moisés para libertar seu povo do Egito, Ele se refere à Abraão. Êxodo 3:6 – “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus”.

Abraão foi uma figura preeminente em Israel. Ele é até citado pelo Senhor Jesus em Mateus 22:32 – “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos”. O Senhor cita Abraão também em Lucas 13:28 – “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora”. Veja também Mateus 8:11 – “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”.

Interessante é ver o rico citando Abraão. Lucas 16:23-24 – “No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”. No verso 27 e 30, o rico o chama de “pai”. Esta é a imagem que Abraão representa para o povo de Israel. Incrível figura não?

Sua fé no Senhor Jesus o fez tão proeminente. Sua obediência pela fé no Fiel e em Suas promessas o transformaram em um homem querido e estimado pela nação por séculos.

Abraão nos ensina que um pai precisa ter fé em Deus. Todo pai precisa ser conhecido e visto como o pai da fé em sua casa. Tão poucos se veem hoje; por isso, tão pouca família abençoada. Como deve ser maravilhoso um filho ouvir Deus citando o nome de seu pai. Isaque ouviu. Gênesis 26:24 – “Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo”. Um filho é abençoado por causa da fé do pai, que maravilha.

E não para por aí; vai de geração em geração. Seu neto também foi abençoado. Gênesis 28:13 – “Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora está deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência”. Curioso ver aqui que Jacó ainda era solteiro e Deus fala de descendência. Também, é interessante ver que, apesar de Isaque ser o pai de Jacó, o Senhor Jesus se refere à Abraão como o pai de Jacó. Deus começou a nação com Abraão, Abraão é o pai da fé.

O Senhor Jesus falava ao povo e sempre voltava à Abraão, Isaque e Jacó, os pilares da nação judaica. Êxodo 6:8 – “E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei como possessão. Eu sou o Senhor”.

Interessante como as Escrituras voltam para Abraão e não para Adão. Um obedeceu, o outro desobedeceu. Abraão é prefigura de Cristo. Romanos 5:19 – “Porque, como, pela desobediência de um só homem (Adão), muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só (Jesus Cristo), muitos se tornarão justos”. Abraão e Cristo obedeceram e são citados abundantemente nas Escrituras.

Deus começou o plano da redenção com Abraão; mas quem começou tudo foi Cristo. Ele é o Alfa e o Ômega. No plano de Deus através de Abraão estava o Senhor. O evangelista Mateus começa com Abraão e faz desembocar em Cristo. Mateus 1:16 – “E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo”.

Abraão só foi Abraão por causa de Cristo. Ele foi criado para o louvor do Senhor Jesus. Sua fé estava em Jesus Cristo. Sua vida revela Cristo, aponta para Cristo, glorifica a Cristo. Abraão conheceu e serviu a Cristo Jesus, o Senhor. O Senhor criou e chamou Abraão.

Como Abraão, devemos ser um instrumento nas mãos do Senhor para que nossa família seja salva do pecado e da morte. Como Abraão, devemos ter uma vida de adoração, dependência e fé em Jesus Cristo. Como Abraão, podemos ser abençoados e abençoar nossa família.

Interessante que a Bíblia não fala que Abel, Enoque e Noé nos abençoaram; porém, afirma que somos da bênção como Abraão. Gálatas 3:9 – “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão”. A fé de Abraão o colocou na linhagem da bênção em Cristo Jesus. Gálatas 3:14 – “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido”.

Abraão me ensina e me estimula a ser um pai de fé. Talvez este seja o maior legado que um pai pode deixar para seus filhos. A fé no Senhor Jesus é o mais importante exemplo que um pai pode dar a seus filhos.

Abraão creu e obedeceu, mesmo não vendo, não conhecendo. Simplesmente obedeceu ao Senhor quando este o chamou. Temos obedecido ao comando do Senhor? Obedecemos cegamente à Sua Palavra? Isto fará toda a diferença em nossa vida e família.

Deus começou com Abraão e quer começar com você. Tenho visto nesta igreja várias famílias que estão tendo um novo começo com Jesus Cristo. O Senhor nos tem chamado e transformado em novas criaturas. Em Cristo, recebemos um novo começo e uma nova vida. A família de muitos aqui já começou a andar na linhagem de Abraão, na linhagem da bênção, pela fé em Cristo Jesus.

A fé de um pai e de uma mãe pode mudar gerações.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós.

Maringá, 24 de Agosto de 2016.

Deixe um comentário