HEBREUS 11 – ESTUDO IX

imagemAbraão – 3

Logo no início de seu chamado em Gênesis 12:2, Deus promete fazer deste homem sem filhos, pai de uma grande nação (v.2). Pai de muitos quando não se tinha filhos e nem se podia ter? Até parecia piada não? Ele poderia muito bem ter dito: “Deus, Tu tá de brincadeira?” Abraão creu no Deus Soberano; Naquele que tudo pode.

Passaram-se anos e a fé de Abraão continuava sendo provada. Em Gênesis 15 vemos Abraão ainda sem filhos. Gênesis 15:2 – “Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?”. O Senhor falou que eu ia ter filhos e aí? Cadê? Assim age aquele que não crê. Mas a Bíblia diz que Abrão creu.

O tempo ia passando rapidamente, a impotência humana começava a tomar conta dele; porém, a promessa ainda continuava de pé. E a fé de Abraão ia crescendo mais e mais. O tempo é uma ótima academia para que a fé cresça e se fortaleça.

Enquanto, no plano humano, as coisas iam piorando; no plano espiritual, as coisas iam melhorando. Para Deus, as coisas começam a melhorar quando tudo está piorando para o homem.

O que vale é a Promessa do Deus Fiel lá no início. A fé firma-se nas promessas de Deus e ponto final. Hebreus 11:11 – “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”. Como Sara, devemos nos apegar firmemente ao Deus da promessa.

As circunstâncias não podem determinar ou anular a Promessa de Deus. Fé é continuar crendo na Promessa ainda que tudo pareça estar desmoronando. Fé é crer que Deus é fiel para cumprir Suas promessas. A promessa de Deus sempre se cumpre; assim crê aquele que tem fé.

Aparentemente o nome “Abraão” parece ser tão contraditório, como também parece ser loucura a pregação da cruz. Deus está muito além da nossa imaginação. Ele é Inusitado. Como um homem pode chamar Abraão se nem tem filhos? Sabemos que, no início, ele se chamava Abrão. Depois, Deus mudou para Abraão. Gênesis 17:5 – “Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí”.

Deus havia dito que ele seria pai de uma grande nação; agora, a coisa parece complicar mais. O que era quase impossível, agora parece totalmente impossível. Deus diz: pai de numerosas nações; não só de uma grande nação, como havia dito no início. Ao que crê, Deus pode sempre fazer mais e mais “impossíveis”.

O nome Abrão e também, Abraão, tem no seu prefixo “Aba”, significando “pai”. Deus escolhe um homem pagão de nome Abrão para ser pai quando sua esposa era estéril e eles não tinham nenhuma possibilidade de ter filhos. Abraão foi um homem de fé mesmo; pois creu em Deus mesmo diante das impossibilidades humanas.

A fé extrapola a nossa visão e percepção; pois, nos leva Àquele que tudo pode. Marcos 9:23 – “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”. Abraão creu que poderia ser pai de muitas nações porque creu no Deus dos impossíveis. Ainda que nos pareça impossível, quando se trata da Promessa de Deus, nada é impossível. Lucas 1:37 – “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”. Para o Deus Criador, criar um filho chamado Isaque, é moleza! Leia Jeremias 32:27.

Falando em filho, Abraão aprendeu a ser filho diante do Deus Pai. Aqueles longos anos de espera foram fundamentais para que Abraão se tornasse tão dependente como um verdadeiro filho é. Os anos foram fazendo de Abraão um filho totalmente dependente de Deus.

Sua maior lição foi conhecer Deus como Pai que tudo faz. Tudo vem do Pai, o Pai é o Iniciador, o Concretizador, o Consumador, o Realizador. Esta foi uma das grandes lições de vida para Abraão.

Abraão nada fez; apenas creu e recebeu tudo de Deus. Deus não só havia cumprido a promessa como também, havia sustentado, guardado e abençoado a vida deste filho de fé. Gênesis 24:1 – “Era Abraão já idoso, bem avançado em anos; e o Senhor em tudo o havia abençoado”. Deus fez tudo para Abraão, pois Deus é Pai. Você conhece Deus como o Pai?

Nosso irmão maior conhecia o Pai. João 5:19-20 – “Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis”.

Certamente o Deus Pai mostrou ao filho Abraão obras maravilhosas. Sempre nos referimos à Abraão como pai, assim sempre dizia os judeus, mesmo tendo passado milhares de anos. Mas é tão incrível saber que, antes de se tornar um pai, ele foi um verdadeiro filho na fé.

Como filho, Abraão aprendeu que nada vem dele e que tudo vem do Pai. Quem começa tudo é o Pai. Foi o Pai quem o chamou quando ainda morava em Hur dos Caldeus. Veja Josué 24:2-3. Abraão teve a experiência que nada começa com ele próprio. Quando ele tentou, deu bola fora! Quando ele e Sara, sua esposa, tentaram ter filhos por eles mesmos, à maneira deles, quando tentaram iniciar tudo, causaram uma grande confusão. Certamente entenderam que Deus é o único Iniciador.

As Escrituras começam dizendo: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1) e João 1:1 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Abraão, certamente aprendeu que o Senhor é o Princípio e o Iniciador de tudo. Ele já era muito antes de Abraão. João 8:58 – “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU”.

Abraão conheceu que o Senhor Jesus é o Deus Iniciador de tudo. Você e eu precisamos ter a experiência de fé de Abraão. Precisamos saber que Cristo é o Provedor de tudo; que Ele é o Iniciador de tudo. Ele é o Alfa e o Ômega. Apocalipse 22:13 – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”. Tudo vem Dele, tudo depende Dele, tudo termina Nele. Por isso Romanos 11:36 diz: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”.

Certamente Abraão jamais havia pensado em ser pai de muitas nações; aliás, nem pai ele havia pensado em ser. Certamente Abraão jamais teria bolado este plano todo de ser pai de grandes nações. Mas ele o foi! Por que? Porque foi o próprio Deus quem iniciou tudo na vida deste homem de fé. Ainda hoje Deus pode iniciar grandes coisas na sua vida se você simplesmente crer Nele. Continuamente tem feito grandes coisas na vida daqueles que tem crido Nele.

Abraão é pai daqueles que tem fé no Senhor Jesus. Você faz parte de sua família abençoada? Gálatas 3:6-9 – “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão; Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão”.

Você também é da fé como Abraão?

Deus já te levou à falência de si mesmo para você poder entender que tudo vem Dele e que é Ele quem faz todas as coisas? Se ainda não foi descontruído por Deus através da cruz; peça isto. Certamente sua vida vai ser transformada para sempre.

Deus é seu Pai como o é de Abraão? Um filho como Abraão sempre diz: “Se o Pai quiser, eu farei, eu irei”. Um filho vive na feliz dependência do Pai que tudo faz. Um filho tem a consciência que de si mesmo nada pode, senão pelo Pai. O Filho de Deus agiu como um verdadeiro filho. João 5:30 – “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma porque ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou”.

Para conhecer o Deus Fiel, o Deus das Promessas, primeiro é preciso ser um filho da fé, um filho que morre para si, vai à falência de si. Um filho que aprendeu a depender a crer em Deus em tudo.

Abraão veio para nos ensinar que, se somos filhos, somos totalmente dependentes de Deus e devemos andar pela fé.

ANDEMOS PELA FÉ COMO ABRAÃO.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 14 de Setembro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s