HEBREUS 11 – ESTUDO XII

hebreus 3“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia (incerteza). (Hebreus 11:1 e 8).

Apesar dele ter incerteza para onde ia, pela fé, tinha certeza que Deus o guiaria. A incerteza e a certeza são faces opostas da mesma moeda. Do nosso lado, a incerteza; porém, do lado de Deus, a certeza. A nossa incerteza deve basear-se na certeza de Deus.

É interessante notar que a “certeza” está presente na definição de fé e a “incerteza” é a atmosfera daqueles que andam pela fé. A fé funciona no terreno da incerteza. Se você é uma pessoa de fé, certamente se alegrará nas incertezas. Vivemos em um mundo cercado por incertezas. Não sabemos o dia de amanhã, não sabemos onde, quando e como vamos morrer. Não sabemos como será o futuro dos nossos filhos, do nosso país, do mundo inteiro. O único que não está debaixo de incertezas é Deus. Todos os demais vivem as incertezas da vida. A incerteza existe na vida do homem para que este possa ter fé em Deus.

As pessoas estão vivendo debaixo das incertezas do emprego, da saúde, do casamento, do sucesso financeiro. As incertezas são sinais claras de que não somos Deus. Elas são o aviso de Deus para que aprendamos a andar pela fé Nele. Hebreus 11 mostra homens e mulheres que, nas incertezas da vida, aprenderam a viver pela fé em Deus e se deram bem.

Precisamos entender que as incertezas são necessárias para a nossa vida de fé. Abraão, o pai da fé é um exemplo clássico de quem viveu incertezas. De início, saiu sem saber aonde ia. Depois, ao receber uma promessa, esta não vinha. As circunstâncias aumentaram a incerteza mas, ao mesmo tempo, aumentaram a fé dele. Percebem como as incertezas cooperam para o desenvolvimento da fé?

Nós, rebeldes por natureza, teimamos em viver na certeza. Estamos sempre em busca de algo claro, certo e concreto. Inconscientemente, estamos sempre querendo nos mover só depois que temos certeza. A incerteza nos agonia porque queremos tomar o lugar de Deus. Enquanto ainda não conhecemos a cruz de nosso Senhor, desejamos muito ser como Deus. Queremos ser os senhores de nós mesmos, da situação e de tudo o mais que está ao nosso redor.

Mas o amor de Deus é derramado quando somos colocados em circunstâncias onde só vemos incertezas. As dificuldades, a dependência Dele, o precisar andar pela fé nada mais é do que o cuidado de Deus. É o coração de Deus se dispondo à nós. É o desejo de Deus em nos revelar Sua glória e poder. É o chamado de Deus para que desfrutemos Dele.

Poucos entendem que as incertezas da vida é a grande oportunidade de mudar de vida. Poucos conhecem as verdades bíblicas a este respeito. Precisamos entender que, apesar de agirmos na certeza, Deus age em nossas incertezas. As incertezas nos ajudam a entender que tudo é por meio Dele, não por nós mesmos.

Este é um ponto fundamental da nossa vida. Ser guiado pelo Espírito de Deus é a maior aventura que um homem pode ter em sua vida. Aprender a ser guiado pela fé no Senhor Jesus pode nos livrar de grande equívocos e também de profundas decepções e depressões.

As Escrituras relatam de maneira tão clara e natural a vida de incertezas dos homens. Tiago 4:13-17. Somente em Cristo podemos viver as certezas de Deus. Fora de Cristo, o homem viverá nas incertezas, com certeza!

A incerteza é a marca daqueles que aprenderam a viver pela fé. A incerteza deve alegrar o nosso coração, jamais desesperar. Nenhum homem de Deus reclama pelas incertezas e dificuldades que tiveram; pelo contrário, estavam sempre louvando a Deus pelas situações em que foram colocados por Deus.

A tendência natural do ser humano é ser lógico e preciso. Está sempre tentando prever acertadamente o próximo passo. O homem sempre encara a incerteza como algo negativo. O homem natural não consegue entender que no reino espiritual as coisas são ao contrário. Enquanto o homem detesta as incertezas, Deus vê como uma grande possibilidade deles se voltarem para Ele.

A natureza da vida espiritual é que temos certeza em nossas incertezas. É assim que Deus não deixa a gente criar raízes e nem ficar preso em tradições humanas.

A certeza é a característica comum das pessoas que não querem Deus; mas, a agradável incerteza da graça é a marca dos da fé. Ter a certeza de Deus significa estar incerto em todos os outros caminhos. Isto não deve ser encarado como um lamento; ao contrário, como um louvor por estar debaixo da direção de Deus. Precisamos sempre estar incertos quanto ao próximo passo; porém, sempre certos de que Deus nos guiará. Quando estamos totalmente entregues e rendidos à Sua perfeita direção, passamos por surpresas verdadeiramente surpreendentes. Quando deixamos de viver pela fé, nossa vida abundante se esvai.

A característica da verdadeira vida cristã está exemplifica nas palavras do Senhor em Mateus 18:3 – “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”. Vamos diminuindo em nosso próprio conceito e crescendo na fé no Senhor Jesus. Cada vez mais é: mais Cristo e menos nós.

Quando aprendemos a viver pela fé no Senhor Jesus, nossa vida se enche de incertezas e expectativas quanto ao que Ele fará. João 3:8.

Oswald Chambers fala da “agradável incerteza”. Que coisa incrível! Para os santos, a incerteza é agradável, é proveitosa, é necessária. Acredito que a incerteza foi tão preciosa na carreira de Abraão, Moisés, Jeremias, Paulo, João Batista e de todos os demais santos do Senhor.

Enquanto estivermos neste mundo teremos que nos acostumar com as incertezas desta vida. I Coríntios 13:12 – “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido”.

Precisamos crer no Senhor Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida; só por Ele podemos ir ao Pai. Tudo que precisamos é crer Nele. João 14:1 – “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. As incertezas nos ajudam a crer no Senhor Jesus.

Deixemos tudo com Ele; sua maneira de agir certamente nos surpreenderá e nos levará a confiar mais ainda Nele. Assim andaremos pela fé junto Dele e então, logo estaremos na casa do Pai. As agradáveis incertezas nos ajudarão a termos certeza de que estaremos com o Pai.

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 21 de Setembro de 2106.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s