MISTÉRIO DA VIDA

mãos-cravadas-na-cruzQuando criança, eu vi meu avô ficar doente e morrer. Aquela cena me fez refletir a respeito do mistério da vida. Para que viver? Para ficar velho, doente e depois morrer? Desse jeito a vida não tem graça. Porque meu avô parecia tão infeliz? Pensava comigo: eu não quero morrer triste como ele. Para que nascemos? Para que vivemos? Vale a pena viver? Porque este mistério todo? Porque não ensinam na escola primária? Porque nossos pais não falam nada sobre a razão desta vida?

Por quase toda a vida busquei viver do meu jeito. Sempre me defendendo, sempre procurando cuidar bem de mim, sempre procurando segurança e satisfação. Quando ainda criança, percebi que precisava de Deus. Entendi que minha felicidade estava Nele, não no sucesso ou no dinheiro. Comecei a frequentar igrejas e a buscar conhecer a Deus. Com o passar dos anos, fui aprendendo muitas coisas sobre Deus e até cursei uma faculdade teológica. Apesar de todo o conhecimento teológico, continuava vivendo da mesma maneira como sempre vivi. Nada havia mudado dentro de mim. O mistério da vida continuava latente em meu coração.

Já adulto, mesmo esmerando por ser feliz, continuava com o mesmo mistério a respeito da vida. Estudava e trabalhava, ia para a igreja e voltava para casa. Esta era a minha vida. A motivação era as pessoas, os programas; mas a vida apenas seguia seu curso e eu não sabia ao certo para onde estava indo. Havia casado, tinha filhos, jogava bola, ia pescar; porém, tudo continuava o mesmo. A mesma vida vazia e sem graça.

Havia aprendido que devemos viver para a glória de Deus mas, porque meu coração continua tão seco e sem vida? Afinal, sou um religioso consagrado e zeloso. A vida continuava um mistério para mim. Era um crente zeloso, não faltava aos cultos, era considerado um bom membro de igreja; porém, meu coração estava vazio e insatisfeito.

Os anos foram se passando rapidamente e quase chegando aos 50 anos, tive a maior alegria da minha vida. Finalmente pude celebrar a vida ao descobrir o seu mistério. Até então, tudo que havia tentando para entender a vida deu em nada. Nada havia me convencido sobre a verdadeira vida.

Esse mistério foi desvendado pelo próprio Senhor Jesus. De fato, suas palavras são espírito e vida (João 6:63). Para a minha surpresa, a Palavra do Senhor em João 12:32 abriu as portas para poder entender o mistério da vida. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. Essa Palavra do Senhor Jesus havia sido mistério por longos anos de leitura bíblica. Mas, veio, pela graça de Deus, a revelação da minha inclusão na morte e ressurreição do Senhor Jesus. Deus estava me revelando o mistério que estivera oculto por séculos. Colossenses 1:26 – “o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos”. A chave deste mistério está na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Pela inclusão na morte de Cristo, todo o mistério foi desvendado. Ao nascer de novo o mistério da vida foi totalmente descortinado.

Deus planejou tudo antes mesmo da fundação do mundo (Apocalipse 13:8 fine – “no Livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Apenas a cruz me fez ver o porquê da vida. Um homem, para poder entender porque nasceu neste mundo, primeiro precisa passar pela cruz.

A cruz foi o mistério de Deus, oculto por séculos; porém, revelado pela vinda do Senhor Jesus Encarnado. Romanos 16:25-26 – “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para obediência por fé, entre todas as nações”.

A verdadeira vida se processa por meio da nossa inclusão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa vida começa quando recebemos a revelação da nossa morte na morte de Cristo. Na cruz, o Senhor nos atraiu e nos incluiu em sua morte para que pudéssemos experimentar a verdadeira vida. A cruz foi o grande mistério, oculto por séculos; porém, revelado há mais de dois mil anos atrás. Ainda continua um mistério para muitos; mas, para aqueles que receberam a revelação da co-crucificação com Cristo, não existe mais o mistério da vida.

O mistério da vida é desvendado quando recebemos a revelação de nossa morte e ressurreição com Cristo na cruz do Calvário. Jesus Cristo, o crucificado, era o mistério oculto por séculos.

O Cristo crucificado desvenda todo o mistério da vida. Esse mistério é a morte juntamente com Ele. Ele exemplifica com o grão de trigo em João 12:24 – “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”.

Fomos incluídos em sua morte; morremos com Ele. Romanos 6:3 – “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”. Quando Cristo morreu naquela cruz, nós também morremos com Ele. Quando Ele foi sepultado, também fomos com Ele. Romanos 6:4 – “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”.

A nossa inclusão na morte e ressurreição do Senhor acaba com o mistério da vida. Todo aquele que foi crucificado com Cristo, passa a recebe a vida de Cristo. Cristo torna-se sua esperança e vida eterna. Colossenses 1:27 – “aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”.

Quando cremos que estamos crucificados com Cristo, algo impressionante acontece conosco: Cristo passa a viver em nós. Gálatas 2:19-20 – “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Para aquele que está crucificado com Cristo, Cristo torna-se sua vida. Cristo, a Vida, elimina todo e qualquer mistério sobre a vida.

Somente a cruz traz Cristo para dentro de nós e, somente Cristo pode desvendar o mistério da vida. Isto porque Ele é a vida. João 14:6 – “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 11:25-26 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”. Colossenses 3:4 – “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória”. I João 5:20 – “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

Jesus Cristo, a verdadeira vida (João 1:4) e Aquele que a tudo dá vida. Atos 17:25 – “Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais”. Atos 17:28 – “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, …”.

Nicodemos, um velho mestre em Israel, certamente sofria a respeito do mistério da vida. Esse tormento o levou à Jesus, de noite. O velho mestre reconhecia que Jesus também era um Rabi, um Mestre; reconheceu também que Jesus era diferente, pois nele operava poderes miraculosos. Tudo que Nicodemos aprendeu através das leis e doutrinas judaicas não puderam esclarecer o mistério da vida. Jesus, conhecendo sua angústia, foi de cara, falando como ele poderia descobrir o mistério da vida. O Senhor disse: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Pela cruz sai a velha vida adâmica e pela ressurreição juntamente com Cristo, entra a nova vida de Cristo. Somente a cruz pode operar o novo nascimento. O novo nascido não sofre mais com o mistério da vida.

Em outras palavras: Nicodemos, se você não nascer de novo jamais conseguirá desvendar o mistério da vida. Esse novo nascimento que lhe falo é o nascer do Espírito. Todos nascem da água, isto é, do ventre da mãe; o nascimento físico. Mas estou lhe falando do nascimento do Espírito. Você nasceu morto no espírito; por isso, agora, precisa nascer do Espírito. João 3:5-7 – “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.

É pelo novo nascimento que o mistério da vida se esvai. Tudo começa a fazer sentido em Cristo. Fora Dele nada subiste (Colossenses 1:17). Somente em Cristo somos feitos uma nova criatura (II Coríntios 5:17) e somente Nele podemos viver a vida abundante (João10:10).

Em Cristo podemos passar essa vida terrena em plena certeza da salvação eterna. Podemos viver com propósitos claros e definidos; cheios de esperança e paz.

Minha alma finalmente se aquietou e todo o medo que carregava desde a infância, se foi para sempre. Vivo feliz, cheio de alegria e viva esperança, pois tenho vida abundante e a vida eterna em Cristo Jesus. Estou feito nesta vida e no porvir. Não tenho medo de ficar velho, doente e morrer fisicamente. Cristo me dá toda a segurança, Ele habita em mim e viverei com Ele eternamente. I João 5:11-12 – “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida”. Eu tenho o Filho de Deus em mim; Ele vive em mim. Agora, já não há mais mistério. Sua presença, Sua luz, me fez ver porque vivo, para que vivo e para quem eu vivo. A vida em Cristo tem sentido, tem valor, tem razão de ser.

É MARAVILHOSO VIVER CRISTO

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 02 de Outubro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s