BENÇÃO OU MALDIÇÃO

BEMOUMAUDeuteronômio 11:26-27 – “Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes”.

Infelizmente Israel escolheu a maldição. Tal acontece também hoje com os crentes em geral; estão escolhendo a maldição. Estão deixando a Palavra de lado e Cristo não tem sido amado e obedecido. Os crentes estão amando mais o mundo do que a Cristo. Isto é sério! Deus levou tão à sério a questão da maldição que enviou Seu Filho para se tornar maldito na cruz em nosso lugar. Deus tratou com o nosso pecado e maldição na cruz. Se rejeitarmos a cruz restará tão somente maldição sobre nós e nossos filhos.

Um dos grandes problemas de Israel foi o fato de não ter amado o Senhor de todo o coração. A falta de amor pelo Senhor os levou a não mais ouvi-Lo e obedecê-Lo. Pois, quem ama, obedece – João 14:23-24 diz isso.

Por isso, Deuteronômio 11:1 diz: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos”.

A falta de amor à Deus os levou à idolatria e a idolatria os levou à maldição.

Infelizmente vemos as pessoas deixando Deus de lado; vivem correndo atrás de seus interesses e prazeres. Poucos estão ouvindo a Sua Palavra e, pouquíssimos estão obedecendo-a. A impressão é que a Palavra de Deus está esquecida; por isso, o mundo está cada vez mais em trevas. As pessoas estão desprezando Deus, não O adoram. Deixar de ir ao culto tornou-se algo tão banal e costumeiro. Deus tornou-se desprezível para eles. São ingratos e irreverentes e se esquecem de Deus que tudo dá. Deuteronômio 8:18 – “Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê”.

Aqueles que se afastam do Senhor tem um futuro negro e certamente morrerão. Deuteronômio 8:19 – “Se te esqueceres do Senhor, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros que perecereis”.

Deuteronômio exorta inúmeras vezes a que ouçamos a voz do Senhor. Não ouvir o Senhor foi uma das causas da maldição. Como é bom, nos dias de hoje, poder ler e meditar nas Escrituras; ouvir a Palavra de Deus com constância. Isto é sinal de bênção! Aliás, isto já é uma bênção. Enquanto a grande maioria despreza a Palavra de Deus, temos tido a graça de ouvi-la sempre. Permanecer em Cristo ouvindo-O e conhecendo-O é prenúncio de salvação eterna.

Deus sempre quis isso para o seu povo. Deuteronômio 31:12-13 – “Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam o Senhor, vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras desta lei; para que seus filhos que não a souberem ouçam e aprendam a temer o Senhor, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra à qual ides, passando o Jordão, para a possuir”.

Deus sempre amou seu povo e o instruiu a andar no caminho da bênção. Porém, o povo escolheu o caminho da maldição. Hoje, as famílias estão fazendo o mesmo e esta mensagem é um grito de desespero para que esta igreja escolha a bênção e não a maldição.

As pessoas hoje estão se esquecendo que Deus é zeloso. Êxodo 34:14 – “(porque não adorarás outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele)”. Esse Deus zeloso não admite idolatria. Deuteronômio 5:7-10 – “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.

Os crentes hoje não estão percebendo o avanço da idolatria em todos os sentidos. Está mais fácil idolatrar hoje, pois tudo é acessível, rápido, atraente e presente. Precisamos ter zelo para que nada e ninguém tome o lugar do Senhor Jesus em nossa vida. Uma das coisas mais importantes em nosso caminhar é ter Jesus Cristo como o único Senhor de nossas vidas.

Os israelitas, para não caírem na idolatria, como os povos vizinhos, declaravam sempre um credo antes de falar a respeito de Deus. Marcos 12:29 – “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!”. Precisamos praticar isto; declarar com convicção e alegria que JESUS CRISTO É O ÚNICO SENHOR!

Tenho visto famílias amaldiçoadas e jovens em apuros. Quanta dor no coração dos pais que não souberam cumprir a Palavra do Senhor. Há muitos aspectos dessas maldições; citarei apenas uma. Tem havido divisão nas famílias, famílias quebradas machucadas. Filhos distantes dos pais, casais separados. Isto é sinal evidente de maldição. Deuteronômio 28:64 – “O Senhor vos espalhará entre todos os povos, de uma até à outra extremidade da terra”. Olha o verso 41 – “Gerarás filhos e filhas, porém não ficarão contigo, porque serão levados ao cativeiro”. Muitas famílias vivem este drama hoje.

Se você tem vivido debaixo de maldição, saiba que Deus pode mudar a sua história. Desejo que a graça do Senhor Jesus converta seu coração de novo para Ele. Deuteronômio 30:8-10 – “De novo, pois, darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. O Senhor, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o Senhor tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais; se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os teus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma”.

Creia que Deus pode tirar a tua maldição e dar a bênção. A maldição e a bênção procedem Dele. Se você se converter à Ele, tudo pode mudar. Ele terá prazer em mudar a sua vida, em trazer você para a Bênção, que é Cristo.

Quando Balaão foi contratado para amaldiçoar Israel, Deus trocou a maldição por bênção. Ao invés de amaldiçoar, ele só conseguia abençoar. Veja isto em Números 23 e 24. Chega a ser cômico; porém, é o que Deus realmente pode fazer: TROCAR EM BÊNÇÃO A MALDIÇÃO. Deuteronômio 23:5 – “Porém o Senhor, teu Deus, não quis ouvir a Balaão; antes, trocou em bênção a maldição, porquanto o Senhor, teu Deus, te amava”.

Deus já fez isso na cruz! Ali, Ele levou a nossa maldição. Não só fez isso, como também nos incluiu Nele próprio. Agora, em Cristo, somos abençoados. Ele se tornou nossa bênção. Pela cruz, Deus trocou nossa maldição em bênção.

Agora, como novo nascido, o Senhor imprimi em nossas mentes a Sua lei e as escreve em nosso coração. O Senhor em nós faz cumprir seus mandamentos e nos guarda do pecado. Na cruz nossas iniquidades foram apagadas para sempre. Deus não terá nenhuma lembrança delas (Hebreus 8:10-12).

Nascer de novo pela inclusão na morte e ressurreição transforma-nos por completo. Somos tirados da maldição para a bênção, aleluia!

Isto é o Evangelho de Cristo. Quando Ele nos atraiu para Si, Ele estava nos dando do Seu Evangelho que salva e transforma. Evangelho é Romanos 8:1 – “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. I Pedro 2:24 – “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”. Apocalipse 1:5 – “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,”.

O Evangelho, que é Cristo, levou nossas maldições. Agora somos abençoados com toda a sorte de bênçãos espirituais em Cristo.

Vamos ler Deuteronômio 30:15-20. Mais uma vez, Deus, em Sua misericórdia, nos dá a oportunidade de escolher Cristo, a nossa bênção. Mais uma vez Ele mostra que é importante seguir ouvindo Sua Palavra e obedecendo-O em tudo. Mais uma vez Ele mostra que é de fundamental importância que O amemos.

Deuteronômio 30:19-20 – “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó”.

ESCOLHE, POIS, A VIDA, PARA QUE VIVAS, TU E A TUA DESCENDÊNCIA.

Bênção ou maldição? BÊNÇÃO, É CLARO NÉ?

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 16 de Outubro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s