HEBREUS 11 – ESTUDO XV

biblia_lerAbraão 7

Quase sempre ouvimos sobre Abraão como um grande herói da fé. Ele é chamado de “o pai da fé”. Todos nutrem grande admiração por este homem de Deus, amigo de Deus. Mas hoje, veremos que ele era um simples mortal como eu e você.

Josué 24:2-3 – “Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã; também lhe multipliquei a descendência e lhe dei Isaque”. O Senhor Jesus fez tudo isso.

Abraão era idólatra, um homem comum, sem Deus, um pecador como nós. Mas algo aconteceu com ele. O Senhor diz: “tomei Abraão”. Por motivos que desconhecemos; o Senhor chamou e tomou Abraão para si. Esta é uma escolha soberana. A Bíblia não fala nada que Abraão era especial e que merecia ser escolhido. Foi simplesmente a graça de Deus que o escolheu; assim como escolheu a mim e à você.

O Senhor pegou um homem simples e o transformou em especial. Deus chamou um idólatra para ser seu amigo. Deus usou Abraão não porque ele tinha dons e talentos especiais; mas porque ele era um homem de fé. Apesar das circunstâncias, isto é, só idolatria ao seu redor; ele creu em Deus. A fé em Deus fez de Abraão uma pessoa especial.

O que podemos ver é que, quando Deus chama, Ele é capaz de transformar o simples em especial. Quando o simples pecador ouve a voz de Deus e obedece, tudo começa a mudar. Deus pode transformar um homem pela sua fé. A fé é o que Deus requer dos homens e, Abraão teve fé em Deus. Deus transformou Davi, um caçula insignificante na casa de Jessé e o fez um amado rei.

Deus escolhe e chama homens. Alguns ouviram o chamado, responderam positivamente ao chamado e se tornaram vasos de honra nas mãos de Deus. Deus é o Deus que escolhe.

Efésios 1:4-5 – “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”.

I Pedro 2:9-10 – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia”.

Se somos escolhidos como Abraão, então existe a possibilidade de sermos treinados na escola da fé e sermos aprovados como ele o foi. Deus começou tudo em Abraão e não desistiu dele mesmo quando estava desanimado em Harã. Quando Deus começa, ele termina. Filipenses 1:6 – “Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completa-la até ao Dia de Cristo Jesus”.

Quando vejo a igreja, não desanimo porque o Deus de Abraão é fantástico. Pela igreja eu já teria desanimado há muito tempo. Mas conhecendo Deus, tenho muita esperança. Apesar de sermos tão insignificantes, tão simples, podemos nutrir esperança porque o Deus de Abraão ressuscita mortos, dá nova vida, transforma pecadores, liberta os cativos e firma os fracos.

Sei que muitos aqui ainda não conhecem e nem entendem o chamado de Deus para sermos Dele em Cristo Jesus. Mas eu não desanimo; pois Deus começou e Ele vai terminar Sua obra nesta igreja. Minha esperança está no Seu coração fiel e bondoso.

Quando vejo Ezequiel 16, fico assustado com Deus. Ele fala que Jerusalém era simples, pobre e não tinha nada em si. Porém, Deus a escolheu e cuidou dela nos mínimos detalhes. Transformou essa pobretona e uma ilustre e chicosa. Deu tudo que precisava, restaurou a saúde e embelezou a belezoca. Mas esta belezoca resolveu, não obstante todo o bem que Deus lhe fizera, virar as costa e prostituir-se em adoração a falsos deuses. Ela se esqueceu do seu Benfeitor e até desprezou-O. Mesmo tendo agido de maneira tão perversa, Deus ainda faz uma aliança com ela e a perdoa. Incrível! Por isso Ele é Deus; Deus que perdoa, que ama e que salva. Deus da aliança eterna. Ele não quebra a Sua aliança para conosco, Ele não é homem para mentir. Por esta razão, há esperança para a igreja hoje. O Deus de Israel é o nosso Deus. Que Deus tremendo!

Quando Ele nos incluiu na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, Ele fez uma nova aliança conosco. Seu precioso sangue nos cobriu, uma aliança de sangue é uma aliança perpétua. O novo nascido tem plena certeza de que esta aliança é eterna. Leia Hebreus 8:8-12.

Abraão creu em Deus e isto mudou tudo. Olha Abraão em Romanos 4:3 – “Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça”. Crer em Deus faz toda a diferença. Não é pouca coisa ser cristão, ser membro da igreja de Cristo. O cristão está constantemente nutrindo de Cristo e sua fé está sendo aperfeiçoada ininterruptamente.

Abraão me ensina que há esperança quando se tem fé. Este foi um homem que podia ter desistido da fé. Mas ele, ao invés de desistir, se fortaleceu mais ainda pela fé. Romanos 4:19-21 – “E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus”. Que belo exemplo!

Para nós, há esperança sim! Por que? Porque há uma cruz. Romanos 5:6-9 – “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”.

Abraão não tinha nada em si que pudesse agradar a Deus. Ele não tinha razões para ter sido escolhido. Ele era como nós, indignos pecadores. Efésios 2:1-10 mostra quem éramos e o que Deus fez por nós em Cristo Jesus. Deus iniciou tudo em Abraão e em nós também. Que Deus maravilho!

Deus chamou Abraão duas vezes. A primeira vez foi quando ele ainda vivia com seu pai Tera em Ur dos caldeus. Atos 7:2-4 – “Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei. Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais”.

Percebe como é Deus quem começa tudo? Vê como Deus chama o perdido? Ele veio para salvar o pecador. Este episódio de Abraão é engraçado. Deus o chama para sair da terra e parentela. Ele saiu da terra levado pela parentela. Foi seu pai Tera que o levou consigo. Ele não saiu sozinho, ele foi conduzido pelo pai. Sendo assim, não saiu de sua parentela. Gênesis 11:31 – “Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Hur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram”.

Abrão ainda era um crente fraco, conduzido, sem revelação de Cristo, sem intimidade com Deus. Ele era conduzido, influenciado e acomodado. Ele se parece com muito de nós. Muitos aqui, até hoje vem para o culto trazido por alguém de sua família. Neste primeiro chamado, digamos que Abrão foi “meia boca”, mais ou menos, fraquinho como a maioria.

Quando estava estacionado na metade do caminho, em Harã, seu pai faleceu. Quando Deus chama, Ele tem um propósito. Ele é muito paciente para cumprir seu propósito. Deus, de fato, vai trabalhando para deixar-nos como Ele quer. Vejo alguns aqui sendo tratados por Deus, sendo desconstruídos. Que ótimo, há esperança para estes!

Abraão me anima mostrando que até mesmo um herói da fé, no início, é medíocre. Abraão me ensina que Deus não desiste nunca; Ele não se esquece e chama pela segunda vez. Ele vai trabalhar até o fim para cumprir seu propósito.

Quando Abrão estava acomodado em Harã, Deus o chamou pela segunda vez. Deus não se esquece. Ainda que você seja daqueles “tartarugas”, lentos, quase parando na vida cristã; parecendo aqueles pé de bode do século passado, Deus não desiste de você. Creio no Deus de Abraão que continua trabalhando em nós e irá até o fim. Ele jamais nos abandona. Hebreus 13:5b – “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Isaías 42:16 – “Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, fá-los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei e jamais os desampararei”. Que Deus bom e fiel temos.

O segundo chamado de Abraão está em Gênesis 12:1-3 – “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Não vemos Deus repreendendo Abraão porque ele havia parado e se acomodado em Harã; ou porque ele havia descumprido a ordem de deixar a parentela. Deus tinha um chamado ministerial para ele; lembra que Deus o usou para quebrar a linha do pecado ao trazer seu descendente que é Jesus Cristo?

Deus chamou Abraão pela segunda vez com amor e bondade. Ele não desistiu de Abraão mesmo este tendo falhado na primeira vez. Deus não desiste dos seus, mesmos que estes virem as costas por um tempo. Deus não desistiu de você. Só estamos aqui por causa da bondade e fidelidade de Deus.

Neste segundo chamamento, Abraão finalmente chegou à Canaã. Deus nos chama para que cheguemos à Canaã Celestial. Ele continua te chamando. Ainda que você esteja tão cansado e ocupado no seu dia-a-dia. Ainda que quase você não se lembre Dele, Ele não se esquece de você.

Talvez nestes últimos anos você tenha se esquecido Dele, esteja longe Dele. Ele te chama outra vez.

Romanos 1:6 – “de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo”.

 

VAMOS À CRISTO.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 26 de outubro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s