HEBREUS 11 – ESTUDO XVII

holy-bibleAbraão – 9

Temos visto como Abraão foi um vaso especial para a salvação de muitos. Deus tomou a Abraão, um homem temente, obediente e cheio de fé. Abraão é uma inspiração para nós quando se trata de fé; Romanos diz que ele deixou as “pegadas da fé”.

Mas hoje veremos um outro aspecto da vida deste homem de Deus. O chamado de Deus foi muito claro para ele. Deus foi tão gracioso que, repetidas vezes, apareceu para lembrar-lhe seu chamado. Abraão cumpriu o chamado de Deus, foi isto que o diferenciou, o tornou especial no plano de Deus.

Todos tem um chamado; porém, muitos se esquecem em meio às muitas ocupações. Cremos que é de fundamental importância que tenhamos o chamado de Deus bem fresco em nossa mente e coração.

Hebreus 11:8 – “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”.

Sabemos que Abraão obedeceu ao chamado de Deus; porém, no caminho, parou em Harã. É possível haver uma parada rumo ao cumprimento do chamado. Isso pode levar ao comodismo e à perda da visão do chamado de Deus. Infelizmente, muitos se encontram nesta situação. Nossa peregrinação é curta e rápida; por isso, não podemos nos acomodar; precisamos perseverar, continuar, avançar rumo à Terra Prometida. Os acomodados, certamente, perderão a oportunidade e encontrarão os portões do céu fechados.

Hebreus 11:9 – “Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa”. Abraão parou sim; porém, com a repetida chamada de Deus, continuou. Se levantou e continuou a peregrinar.

Amados, precisamos continuar; temos uma caminhada até à Canaã Celestial. Não podemos ficar eternamente parados dentro da igreja. Há um chamado, há uma visão, há uma razão para a nossa salvação. O Senhor não nos redimiu tão somente para nos livrar do inferno. Ele é Deus de propósitos, de alvos, de conquistas. Abraão é um exemplo de que Deus chama com propósitos definidos.

O apóstolo Paulo também é outro exemplo de alguém que foi chamado e obedeceu. Ele estava consciente do seu chamado, de sua visão e o cumpriu cabalmente. A vida do apóstolo é um desafio para nós hoje. Atos 26:19 – “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”.

Paulo havia sido chamado por Deus para ser apóstolo e foi separado para o Evangelho de Deus. Romanos 1:1 – “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”.

O tempo todo ele se fazia lembrar deste chamado, obedecia a visão que lhe foi dada quanto ao Evangelho de Cristo. I Coríntios 9:16 – “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”.

Ele cumpriu fielmente a este chamado. II Timóteo 4:7 – “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Grandes homens de Deus receberam e cumpriram o chamado. O próprio Senhor Jesus cumpriu seu chamado. João 17:4 – “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiastes para fazer”. João 19:28 – “Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!”. O verso 30 diz: “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”.

O que diferenciou estes grandes homens foi a visão e o cumprimento dela. Eles viveram e morreram pela visão celestial que receberam. Todos temos um chamado, todos somos escolhidos. I Pedro 2:9 – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. João 15:16 – “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.

Você tem cumprido o seu chamado? Está bem consciente do seu chamado? Ou está confuso e perdido? Em meio a tantas coisas do mundo, você acabou perdendo o seu chamado? Está acomodado?

Hoje Deus está te chamando outra vez para que você se levante e prossiga. Vamos relembrar alguns chamados de Deus para nós.

Romanos 1:6 – “de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo”. Que chamado maravilhoso! Somos chamados para sermos do Senhor Jesus Cristo. Pertencer totalmente à Ele, viver para Ele. Olha como o apóstolo Paulo sabia bem sobre o chamado de sermos de Jesus Cristo. Romanos 14:6-8 – “Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor”. II Coríntios 5:15 – “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.

Jamais se esqueça que você foi chamado para ser de Jesus Cristo. O cristão não é mais do mundo e nem de si mesmo. Ele pertence à Jesus Cristo, o Senhor. Agora ele vive para Cristo. Que chamado maravilhoso!

Outro chamado de Deus para conosco é o chamado de sermos santos, separados para Ele. Não só pertencemos à Deus como também devemos viver exclusivamente para Ele. Isto é ser santo! É ser separado, consagrado, de uso exclusivo de Deus. Ser santo é ser separado para Deus. O santo não atende ao chamado do mundo, atende somente o chamado de Deus. Deus tem prioridade e exclusividade. Agora vive para Deus. A Bíblia diz: “nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”. Que bela definição de “ser santo”.

Fomos chamados para sermos santos. Romanos 1:7 – “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. I Coríntios 1:2 – “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.

Fomos santificados, isto é, separados para Deus. Portanto, não profanemos ao viver de modo mundano e egocêntrico. Vivamos tendo Cristo como o único Senhor de nossas vidas. Vivamos para Ele, não mais para nós mesmos.

Outro maravilhoso chamado que recebemos foi o de manter comunhão com Jesus Cristo. I Coríntios 1:9 – “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor”. Que chamado prazeroso! Ser amigo, andar e viver com o Rei. Comer à Sua mesa, ouvir Sua voz, receber seu comando. Que privilégio, que graça! Ele é a Pessoa mais importante do Universo; ninguém se compara à Ele. Gente, estamos sendo chamados para ter comunhão com o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. É para estarmos com o General, o Senhor dos Exércitos o tempo todo. Como haveremos de ter temor junto Dele? Homem algum poderá colocar medo naquele que está em comunhão com o Todo Poderoso.

Como haveremos de andar ansiosos, preocupados e inseguros se andarmos com o Amado Provedor? Como teremos medo da morte se temos comunhão com o Autor da Vida?

Aquele que tem comunhão com Jesus Cristo não precisa buscar prazeres transitórios deste mundo, pois o próprio Senhor é sua alegria incessante. Não há razão para o desespero se o próprio Senhor é o tudo naquele que com Ele anda. Como ficar perdido se Jesus Cristo é o Caminho? Como recear o amanhã se Ele é o Alfa e o Omega?

Aquele que comunga com o Senhor, não precisa ir atrás de bênçãos, pois o próprio Senhor é a sua bênção.

Abraão obedeceu ao chamado de Deus e até chegou a chegar na terra de Canaã. Gênesis 12:5 fine – “Partiram para a terra de Canaã e lá chegaram”. Mesmo tendo chegado em Canaã, Deus lhe aparece para que ele não perdesse a visão que lhe fora dada. Gênesis 12:7 – “Apareceu o Senhor a Abraão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abraão um altar ao Senhor, que lhe aparecera”.

Deus nos ama e está sempre a nos chamar para Ele. Que Pai amoroso Ele é. Como filhos, ouçamos e atendamos ao Seu preciosos chamado. Abraão atendeu, o próprio Filho atendeu. Atendamos, pois!

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós

Maringá, 16 de Novembro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s