HEBREUS 11 – ESTUDO XXI

Abraão 13

Abraão, o peregrino, foi provado muitas vezes para conhecer o Deus que o chamara. O peregrino passa por muitas provas que o conduz a conhecer e temer a Deus. Somos peregrinos e certamente, como Abraão, seremos provados na caminhada para a Canaã Celestial. Vamos ver os erros e acertos deste nosso irmão e aprender, de modo que, caminhemos em segurança e no agrado do Senhor.

Gênesis 12:1-10. Abraão ouviu a voz de Deus e, pela fé, obedeceu. Que exemplo maravilhoso. Apesar de estar no rol dos heróis da fé, ele foi humano e falho como qualquer de nós. Teve erros e acertos, medos e auto confiança. Mas, foi um homem temente e cheio de fé.

Como Abraão, temos a tendência de agir por conta própria. Às vezes obedecemos a Deus e vamos para onde fomos designados; porém, temos dificuldades de permanecer onde Deus quer. Sempre vamos em busca de algo mais. Sempre queremos novidades, sempre andamos e fazemos coisas que Deus não mandou. Temos muita facilidade de procurar algo para fazer, um lugar para ir. Parecemos uma formiguinha inquieta, correndo de um lado para o outro. Sempre preocupados, cansados e frustrados.

Deus queria que Abraão parasse em Betel. Teria sido tão bom se ele continuasse adorando a Deus ali. Mas vemos Abraão pegando sua tenda e partindo. Deixou Betel e ficou entre Betel e Ai (v.8). Depois de um tempo, lá foi a formiguinha peregrinar. Não vemos nenhuma ordem de Deus para ele partir de Betel.

Gênesis 12:9 – “Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe”. Muitas vezes, como Abraão, seguimos um caminho de modo “teimante”. Inventei essa palavra e ela significa o teimoso que teima em continuar seu próprio caminho. Teimamos em fazer como queremos fazer. Vamos porque queremos ir. Nem consultamos Deus e continuamos como uma mula desenfreada. Só paramos quando o burro cai na água. Daí choramos e achamos que Deus é o culpado.

Abrão foi seguindo seu próprio caminho rumo ao sul, rumo ao Neguebe, fronteiro ao Egito. Que caminho perigoso Abrão tomou. Tenho vontade de perguntar o que o levou a ir sem parar por este caminho.

Muitos jovens teimam em seguir o seu próprio caminho de cobiça, satisfação carnal e vida mundana. Vão e não param. Não percebem que estão no Egito e que lá a morte reina.

Quando vamos por conta própria, Deus tem seus métodos para nos fazer voltar à Betel. Deus usou a fome no caso de Abraão. Gênesis 12:10 – “Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para ai ficar, porquanto era grande a fome na terra”.

Deus pode usar a fome, a necessidade financeira, a enfermidade, a perda de um ente querido e outros meios mais para nos fazer voltar à Betel de Deus. A fome levou Abraão ao Egito e do Egito ele saiu correndo de volta para Betel (Gênesis 13:3-4).

Vamos examinar um pouco o coração de Abraão. Porque ele entrou nesta enrascada toda? No Egito quase morreu, quase tomaram sua esposa, quase perdeu todos os seus bens e até seu sobrinho Ló. Teria sido um desastre se Deus não interviesse.

Muitas vezes, como Abraão, não entendemos a bondade de Deus. Queremos tudo rápido e pronto. Queremos as bênçãos, as vitórias, a glória, a segurança, a prosperidade e tudo o mais. Mas Deus nos aponta a direção. Não conseguimos ver tudo de uma vez. Precisamos andar pela fé na Palavra de Deus. Obedecê-Lo pela fé e não querer sair e procurar o que queremos.

Deus prometeu dar a Terra de Canaã à Abraão. Gênesis 12:7 – “Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera”. “Esta terra”, disse o Senhor. Esta terra não tem nada a ver com o Egito. Então, porque Abraão foi parar no Egito?

Puxa, como parecemos com ele. Deus nos mostra, Deus fala conosco e mesmo assim, porque à primeira vista não vemos o que queremos ver, partimos para buscar o que queremos sem que Deus tenha nos orientado desta maneira.

Você está descontente com o que Deus te mostrou e te deu até agora? O seu sonho é maior do que Deus? Está impaciente com Deus? Está procurando com suas próprias forças o que deseja? Está seguindo o mal exemplo de Abrão? Não está na hora de parar um pouco, olhar para o Senhor, ouvi-Lo e obedecer? Ainda que tudo pareça não ser o que deseja?

Quando Deus me chamou para servir a CBR, confesso que não era o perfil que eu gostaria. Naqueles dias vinha convites de igrejas grandes e ricas. Mas eu dizia que queria estar onde Ele queria que eu estivesse. Dizia que não queria correr atrás da fama e dinheiro, como no passado. Meu coração ansiava agradar e obedecer a Deus. Naquele tempo eu não imaginaria que alguns aqui iriam nascer de novo. Eu não esperava que a CBR desse fruto. Ainda hoje não vejo aqui o que gostaria de ver. Mas agora, minha visão e sonho não importam mais. Apenas a vontade de meu Mestre e Senhor.

Sei que ainda corro a tentação de querer seguir o meu próprio caminho, do meu próprio jeito. Já pensei em pregar como antes, mensagens tocantes, empolgantes e agradáveis para encher a igreja de pessoas. Mas nestes anos, a graça de Deus está me conduzindo a morrer para mim mesmo. Por isso, não tenho cedido às tentações frequentes. Não quero errar e envergonhar o nome do meu Senhor. Não quero ficar perdendo tempo nesta breve vida. Só irei se Ele mandar. Em todo tempo, preciso estar rendido à Ele. Preciso tomar a cruz dia após dia. Eis o segredo para não cometer o mesmo erro de Abrão. Morrer para si e viver para Cristo.

Deus havia dito à Abrão: Darei esta terra. Talvez ele tenha achado pouca coisa. Talvez você também ache pouco o que Deus está te dando hoje. Mas permaneça onde Deus te chamou. Não saia pelo mundo querendo ganhar a qualquer custo conforme o que o seu coração deseja. Permaneça na vontade do Senhor; Ele não erra, Ele não falha. Ainda que seja pouco hoje, seja fiel à Deus.

A fome foi o teste de Deus para Abrão. Ele falhou, pois ao invés de voltar para Betel, foi para o Egito. Será que as dificuldades financeiras, a fome, a necessidade está te levando ao mundo? Volte-se para Deus, ainda que pareça menos promissor que o mundo. Sempre Cristo, sempre Betel; jamais o mundo. Esta é a direção correta.

Ainda que esteja ganhando pouco, permaneça em Cristo. Se você ganha bem, cuidado! O mundo apresenta propostas maravilhosas de compra. Não caia nessa! Não tome decisões fora do Senhor. Sempre o Senhor; com saúde ou sem saúde, com dinheiro ou sem dinheiro; sempre o Senhor.

Abraão saiu do Egito e foi para Betel. Oremos para que nossos filhos façam o mesmo.

 

Pr. Mario Tsuyoshi Yamakami

Comunidade Bíblica Regenerada   –   Cristo vive em nós.

Maringá, 11 de Janeiro de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s